Ambulantes e baianas de acarajé, que atuarão na área externa do Camaforró 2024, bem como nos festejos juninos da sede e da costa do município, deram início ao processo de cadastramento nesta segunda-feira (20/5). Com atendimento sendo realizado na Coordenação de Ambulantes da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), localizada no Loteamento Espaço Alfa, no bairro Jardim Limoeiro, das 9h às 16h, o procedimento acontece até sexta (24).
De acordo com a Sesp, no total, serão dadas 250 licenças para profissionais da sede e da costa poderem atuar nos eventos. O atendimento para efetivar o cadastramento é feito por ordem de chegada, mediante apresentação de cópias e originais do RG, CPF e do comprovante de residência.
Namuciés de Souza, gestor da Diretoria de Operações (Dirop) da Sesp, departamento ao qual a Coordenação de Ambulantes está subordinada, adiantou algumas providências que estão sendo tomadas, a fim de garantir a plena atuação dos profissionais nas festas de Camaçari. “Como esse ano o nosso Camaforró abre os festejos juninos da Região Metropolitana de Salvador (RMS), estamos muito atentos sobre a questão de não permitir a presença de ambulantes de outros locais. Estamos em diálogo constante com a Coordenação de Eventos [setor vinculado à Secretaria de Governo, que organiza a festa no município] planejando onde esses trabalhadores ficarão dispostos, de modo a assegurar uma melhor organização dos serviços que serão oferecidos pelas baianas de acarajé e ambulantes devidamente cadastrados conosco”, explicou.
O ambulante Manoel Bonfim, 52 anos, aproveita a época para reforçar a receita. Na oportunidade, ele chegou cedo para realizar o cadastramento e foi um dos primeiros a ser atendido. “Foi tudo organizado e tranquilo. Minha expectativa é que as bandas boas, que foram contratadas, tragam bastante gente e, assim, possamos trabalhar, vender muito e ganhar o nosso dinheirinho”, disse o vendedor de bebidas em geral, morador do bairro Burissatuba.
Ainda mais animada, Rosemary de Oliveira, moradora do Parque Verde, disse que também vai comercializar bebidas durante as festas. “Vou trabalhar em todos os festejos da sede e da costa, até porque não tenho outro trabalho, vivo disso. E como as atrações estão boas, a gente tem que botar para vender tudo o que puder”, observou a ambulante de 52 anos.
O Camaforró acontece de 13 a 15 de junho, no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado. Com o tema “Esquenta São João”, a festa reunirá milhares de pessoas durante os três dias de evento. Já os festejos juninos nos bairros, ocorrem ao longo do mês.
Qualquer esclarecimento pode ser obtido pelo Disque Ambulante, que atende através do WhatsApp, pelo número (71) 99998-7483. Para contato com a Coordenação de Ambulantes, o órgão atende pelos números (71) 3622- 7770 ou 7783.