Camaçarí / BA - 23 de Novembro de 2024
Publicado em 18/03/2024 11h14

Cresce a participação das mulheres no Polo Industrial de Camaçari

Sua presença se expande tanto nas áreas operacionais como nos cargos de liderança
Por: Ascom/Cofic

Em um universo ainda majoritariamente masculino, as mulheres estão ampliando sua participação nas empresas do Polo Industrial de Camaçari. Sua presença se expande tanto nas áreas operacionais como nos cargos de liderança, desafiando estereótipos e promovendo a diversidade no ambiente de trabalho. Essa conquista – que ilustra e celebra o Mês das Mulheres - representa mais do que números: é a materialização da luta pela igualdade de oportunidades e do reconhecimento do potencial feminino. “Estamos transformando em realidade a inclusão de mulheres em nossa fábrica”, diz Lorena Vanessa Santos do Amaral (foto), supervisora de Produção da Bridgestone em Camaçari, que registrou este ano um aumento de 13.8% na contratação de mulheres em relação ao ano anterior.

Bridgestone aumenta em 13,8% a contratação de mulheres

A Bridgestone investe para ampliar a participação das mulheres. Atualmente, na planta de Camaçari 12% são mulheres, com tendência de crescimento. No ano de 2022, a fábrica tinha apenas 97 mulheres, em 2023 ampliou para 108, e agora, em 2024, já são 123 - um incremento de 13.8% em relação ao ano passado. A empresa aposta em programas de treinamento, adequação de postos de trabalho, mentoria e desenvolvimento de lideranças, assim como sala de lactação e o lançamento do Guia de Parentalidade e Compromisso de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão).

“Estamos transformando em realidade a inclusão de mulheres em nossa fábrica. Ficamos felizes a cada nova iniciativa na promoção da equidade de gênero, a cada admissão ou treinamento em novos postos de trabalhos nunca ocupados por mulheres, isso é o resultado dos esforços realizados, demonstrando que estamos no caminho certo. Com a expansão da fábrica, o nosso papel se tornou fundamental, trazendo um olhar cada vez mais diverso. Ao assumir o compromisso com a diversidade e a inclusão nos tornamos cada vez mais inovadores, dinâmicos, colaborativos, e melhoramos o clima organizacional. Por isso, a tendência é que, felizmente, as mulheres ganhem cada vez mais espaço em todas as atividades”, afirma Lorena Vanessa Santos do Amaral, supervisora de Produção da Bridgestone em Camaçari.

Deten tem 25% de mulheres no seu quadro

Na Deten as mulheres estão em ascensão. Este ano, elas já ocupam 25% do quadro total de empregados, enquanto em 2023 representavam 24%. A empresa adota a política do Sistema Integrado de Gestão Avançada (Siga) para estimular o desenvolvimento, o aperfeiçoamento de competências, a inovação e o espírito de equipe, reconhecendo contribuições e promovendo qualidade de vida, com iniciativas voltadas para a saúde e bem-estar das mulheres.

“Como operadora na indústria petroquímica, é com grande satisfação que compartilho minha experiência em uma empresa que valoriza e respeita as mulheres.  Trabalhar em um ambiente onde a igualdade é uma realidade e o apoio é constante faz toda a diferença. Como operadora, sei que sou um exemplo para outras mulheres que desejam ingressar na indústria e mostrar que é possível. É uma responsabilidade que levo a sério. Quero inspirar jovens a seguirem carreiras STEM e acreditarem no seu potencial”, afirma Tamires Chamusca, operadora da Planta Industrial na Deten.

Oxiteno tem 22% de mulheres na sua equipe

Na Oxiteno do Polo de Camaçari também está crescendo a participação das mulheres. Atualmente, elas representam 22% da equipe. Em 2022 representavam 21%. Para ampliar ainda mais a participação feminina, a companhia aposta no programa de Diversidade, Equidade e Inclusão intitulado Together, tendo como um dos grupos de afinidades justamente o Grupo de Mulheres. Entre as ações, estão desde educação e letramento, até campanhas, adequações de infraestrutura e sala de ordenha para as mães que retornam de licença maternidade.

“O papel feminino na organização segue em franca evolução e acompanha as demandas da sociedade. Aqui temos voz e vez, e nosso espaço está se ampliando. À medida que mais mulheres avançam nos papéis de decisão, nossas necessidades são levadas e consideradas. Quem vem primeiro tem o dever de ser facilitadora e não esquecer que somos espelho para muitas que, como nós, hoje sonham em ter seu trabalho cada vez mais reconhecido como profissional, sem a menor dúvida de que somos capazes”, ressalta Luciana Euclides, gerente LCQ da Oxiteno Camaçari.

Tronox tem 17,26 de mulheres na sua força de trabalho

A Tronox também vem ampliando espaços para as mulheres, que hoje já representam 17,26% de sua força de trabalho. “Nos últimos 35 anos, tenho tido a oportunidade de crescer e prosperar na indústria química, testemunhando de perto as transformações e avanços significativos do papel da mulher dentro das fábricas. Minha jornada começou em direção a um mundo predominantemente masculino, mas, ao longo do tempo, tenho testemunhado um aumento gradual da representatividade feminina em todos os níveis da hierarquia corporativa, assim como a implementação de políticas e programas que visam promover a igualdade de oportunidades para as mulheres na indústria”, conta Monica Passos, gerente de TI na Tronox Brasil.

Entre os programas voltados para as mulheres, a Tronox desenvolve o Women in Leadership, incluindo ações de Qualidade de Vida para equilibrar indicadores de saúde, melhorar a qualidade de vida, reduzir o aparecimento de doenças e elevar o índice de satisfação no trabalho. Junto com a prática de atividades físicas e alimentação saudável tem também o programa Amor de Mãe, voltado para a saúde de gestantes e recém-nascidos, com acompanhamento da equipe de saúde da corretora do plano médico contratado pela empresa.

Continental promove o desenvolvimento profissional

A Continental informa que a participação feminina também está crescendo no mercado automotivo, com as mulheres ocupando cerca de 20% das funções no segmento, sendo 12% em cargos de liderança. Na fábrica em Camaçari, a empresa promove iniciativas de Diversidade e Inclusão com foco no desenvolvimento e crescimento profissional das mulheres, incluindo programas como Voz em Ação, Academia de Talentos Femininos e o Jovem Aprendiz, que atualmente conta no seu quadro com 57% de jovens mulheres.

“A presença feminina é um dos fatores que tem contribuído para os resultados da organização, para a melhoria do ambiente de trabalho e para as tomadas de decisão. Para algumas mulheres parecia pouco provável conquistar espaços nos quais hoje estamos mais presentes e acredito que, além dos movimentos e ações que as empresas têm impulsionado, é essencial que o primeiro movimento seja feito internamente. Ou seja, que nós, mulheres, tenhamos consciência do nosso potencial e capacidade e sejamos ousadas, não coloquemos limites em nossos sonhos e desejos”, afirma Cristhiane Nascimento, gerente de Relações Humanas da Continental Pneus de Camaçari.

Comente essa notícia